Com o tema “Alcançar o Ouro: PI e Esporte”, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual de 2019 será celebrado no dia 26 de abril em todo o mundo. Como parte das comemorações, o INPI, o escritório Regional da OMPI no Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) irão promover o “Ciclo de Debates: PI e Esporte”. O evento acontecerá na sede do escritório da OMPI no Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
Confira a programação completa. Faça sua inscrição.
O ciclo de debates terá duas mesas redondas: na parte da manhã, será abordada a importância de uma estratégia de PI para o desenvolvimento esportivo; à tarde, o esporte será analisado como ferramenta para o desenvolvimento social. Também será apresentado um estudo de caso sobre as Copas do Mundo de 2014 e 2018.
Entre os palestrantes confirmados estão a medalhista olímpica de vôlei Ana Moser; o vice presidente da NBA na América Latina, Sergio Perrelho; o organizador executivo dos Jogos dos Povos Indígenas, Carlos Justino Terena; e a gerente executiva do Instituto Ayrton Senna, Samira Miguel.
Propriedade Intelectual e esportes
A campanha do Dia Mundial da PI de 2019 tem como objetivo explorar como a inovação, a criatividade e os direitos de PI encorajam, protegem e apoiam o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.
Os esportes se tornaram uma indústria global multibilionária, gerando investimentos, como em instalações de estádios modernos e redes de transmissão de alta tecnologia, empregando milhões de pessoas e entretendo muitas outras.
As relações comerciais baseadas em direitos de propriedade intelectual ajudam a garantir o valor econômico dos esportes, estimulando o crescimento dessa indústria, permitindo que as organizações esportivas financiem eventos em escala mundial e tenham meios para promover o desenvolvimento esportivo nas bases.
O Dia Mundial da PI desse ano é uma oportunidade para celebrar os heróis do esporte e todas as pessoas ao redor do mundo que estão inovando nos bastidores para impulsionar o desempenho esportivo, utilizando-se desde patentes, design e marcas, até contratos de patrocínio, robótica, inteligência artificial e direitos de transmissão.
Demais ações comemorativas
Ainda pelas comemorações do Dia Mundial da PI, aconteceu nesta quinta, 18 de abril, a terceira edição de debates promovida pelo Parque Tecnológico da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). A atividade contou com apoio do INPI, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da Licensing Executive Society (LES-Brasil). Veja a cobertura do evento.
Mais ações comemorativas serão realizadas pelas unidades regionais do INPI, com a parceria de governos estaduais, universidades e outros agentes do sistema de inovação. Veja o quadro da programação abaixo.